EQUIPE

Equipe FBLI

Formada por profissionais com expertise em negócios no setor da moda e direito aplicado ao mercado da moda, a equipe do Instituto é multidisciplinar e altamente qualificada. Todos os integrantes possuem expressiva atuação e reconhecimento no mercado, por isso é um time capacitado e especializado em promover o fomento e a informação nas áreas abrangidas pelo Instituto.
André Mendes Espirito Santo

Sócio Fundador

É Sócio Fundador do “Fashion Business & Law Institute – BR” (Instituto Brasileiro de Negócios e Direito da Moda). É Sócio da área de "Fashion Law" do escritório L.O. Baptista Advogados (tendo introduzido a área de Fashion Law em Escritórios de Advocacia no Brasil). Assessora diversas empresas da área de Moda, com experiência em todas as questões que envolvem violações à propriedade intelectual de empresas, estilistas e correlatos. Assessora clientes nacionais e estrangeiros e possui larga experiência em litígios envolvendo propriedade intelectual e disputas societárias. Membro da Comissão de Fashion Law da UIA (Union Internationale des Avocats), da Associação Brasileira de Propriedade Industrial (ABPI) e membro consultor da Comissão de Estudos em Direito da Moda da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção São Paulo (OAB/SP). É Professor e coordenador do curso de Fashion Law do GV Law (FGV Direito SP). Co-coordenador e co-autor da Obra “Moda Luxo e Direito”, Ed. Marcial Pons. São Paulo, 2017. André é Palestrante em Congressos, Seminários e Simpósios no Brasil e no exterior sobre Direito da Moda. Formado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também obteve Mestrado.
Michelle Hamuche Costa

Fundadora e Diretora-Vice Presidente

Mestre em Direito Comparado – LLM (Legal and Law Master) pela Pace University of New York onde publicou o artigo “Arbitration in Mercosul”. É especialista “Latu Sensu” em Direito Processual Civil e Direito Comercial pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.É membro fundadora do FBLI – Instituto Brasileiro de Negócios e Direito da Moda.Possui forte atuação na indústria de moda e confecção, na estruturação societária, organização e proteção de criações, elaboração de contratos e mediação de conflitos. Responsável pelo planejamento estruturação e “start up” de e-commerce de diversos cases de sucesso no segmento Fashion.
Mariana Hamar Valverde Godoy

Fundadora

Pós graduada em Direito Processual Civil pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, é especialista na área de Direito de Imagem e Direito Autoral e assessora uma grande carteira de agências de modelos , agentes de licenciamento, produtoras, fotógrafos, atores, apresentadores e modelos na elaboração e negociação de contratos e proteção de seus ativos.Sócia fundadora do escritório Valverde Advogados, com vasta experiência também em litígios envolvendo a exploração indevida de imagem e marca. É membro fundadora do FBLI – Instituto Brasileiro de Negócios e Direito da Moda.
Bruna Rego Lins

Fundadora

Mestre em Propriedade Intelectual pela Universidade George Washington, EUA, Mestre em Propriedade Intelectual e Inovação pela Academia do Instituto Nacional da Propriedade Industrial – INPI, Pós-graduada em Propriedade Intelectual pela PUC/RJ e graduada em Direito pela Universidade Cândido Mendes. Advogada do escritório Montaury Pimenta Machado e Vieira de Mello, especializada na elaboração e negociação de Contratos de Licença, de Transferência de Tecnologia e de Franquia; bem como em litígios na área de Propriedade Intelectual, Marcas e Nomes de Domínio. Atua na defesa dos interesses de diversas empresas na área da Moda, é Membro Fundadora do FBLI - Instituto Brasileiro de Negócios e Direito da Moda e Vice Presidente da Comissão de Direito de Moda da OAB/RJ, já tendo palestrado sobre o tema “Fashion Law” tanto no Brasil quanto no exterior. Coautora do livro Moda, Luxo e Direito e professora de Fashion Law em cursos oferecidos pela FGV e pelo IBMEC.
Paula Acioli
Mestre em Moda, Cultura e Artes, graduada em Design e Comunicação Visual pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e especialista em moda pelo London College of Fashion, uma das mais prestigiadas instituições de ensino de moda do mundo. É idealizadora e coordenadora do curso de Gestão Estratégica em Negócios de Moda, da Fundação Getulio Vargas – FGV; Membro Consultora da Comissão de Direito da Moda da OAB/RJ; docente convidada do curso de Fashion Law, do IBMEC/RJ, ESA/OAB, Perestroika (Brasilia/Porto Alegre/Belo Horizonte), além de professora e palestrante convidada da Casa do Saber. Presta consultoria para empresas e instituições de ensino no Brasil e no exterior, tendo sido responsável pelo mapeamento da moda brasileira no Brazil Cultural Mapping, projeto subsidiado pelo governo da Holanda. É autora de diversos títulos em publicações de moda e artigos para revistas especializadas no segmento.
Ana Carolina Ururahy
Atua no mercado de moda e luxo há mais de 15 anos. Possui MBA em Gestão de Mercado pela Fundação Getúlio Vargas/SP e Pós-Graduação em Direito Empresarial com especialização em Propriedade Intelectual pela Fundação Getúlio Vargas/RJ. É advogada graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, com passagem por renomados escritórios de advocacia. Trabalhou como Coordenadora Jurídica Internacional e como Gestora de Novos Produtos da joalheria H. Stern Indústria e Comércio S.A. Atuou também como Diretora Comercial de shopping de luxo no exterior, realizando a curadoria de marcas e sendo responsável pela negociação com os maiores conglomerados da indústria de moda no mundo. É empreendedora no mercado de luxo no Brasil e atua como consultora para marcas de moda e de luxo atuantes ou que pretendem ingressar no mercado nacional e latino-americano.

Search